MENU

Publicado: 16/01/2024
Autor: Mariana Mara Matias Lima
Créditos: Guia Nova Viçosa – Festa de São Sebastião
COMPARTILHAR

Nova Viçosa celebra a Festa de São Sebastião 2024!

Nova Viçosa celebra a Festa de São Sebastião 2024!

Marcada por muita devoção e fé ao santo guerreiro, a batalha entre Mouros e Cristãos, que acontece entre os dias 19 e 21 de janeiro, mantém viva a tradição e as raízes culturais e religiosas da região.
Imagem: Arquivo/Festa de São Sebastião / Puxada do mastro


Carregado de muita história e tradição, a
Festa de São Sebastião 2024 é uma manifestação religiosa que encanta, há décadas, moradores e visitantes em Nova Viçosa. Realizada entre os dias 19 e 21 de janeiro de cada ano, a festa tornou-se uma celebração emblemática, marcando a devoção e a união da comunidade nova-viçosense em torno do santo guerreiro.  

De acordo com relatos populares, a Festa de São Sebastião surgiu em torno dos anos 1940, tornando Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia, cidade pioneira na região ao incorporar o evento cultural em seu calendário religioso. A tradição da batalha entre Mouros e Cristãos pela tomada da Península Ibérica por volta dos anos 700 perdura por gerações, e a cidade se orgulha de manter viva essa importante manifestação de fé.

 

 

Para Paulo César, embaixador dos mouros na Festa de São Sebastião, “é um momento super importante para toda a comunidade e, sem sombra de dúvidas, uma festa cultural e religiosa esperada por toda a sociedade, que vai melhorando a cada ano e passando de geração em geração”.

Imagem: Arquivo/Festa de São Sebastião


“O meu avô brincava, depois passou para o meu pai, e para mim. O meu filho também já está dentro da brincadeira. Então a gente vai passando isso de geração em geração. É a grande importância humana. Mais uma grande importância, melhor dizendo, da festa. São Sebastião é minha vida! O que seria a devoção, a fé, além da passagem de geração em geração? 

Paulo César, embaixador dos mouros na Festa de São Sebastião.

 

A organização da Festa de São Sebastião é marcada pela diversidade do povo de Nova Viçosa. Atualmente, conta com mais de cento e vinte participantes, entre jovens, adultos, idosos e crianças. São pescadores, comerciantes, professores e diversos outros trabalhadores locais que, juntos, somam forças para dar vida ao evento demonstrando um profundo comprometimento e amor pela tradição

Ao término de cada batalha entre Mouros e Cristãos, um grupo voluntário da comunidade assume a responsabilidade de organizar a festa do ano seguinte, perpetuando esse patrimônio cultural de Nova Viçosa, na Costa das Baleias.

Batalha entre Mouros e Cristãos como celebração da identidade, história e cultura de Nova Viçosa

A Festa de São Sebastião não é apenas uma celebração religiosa, mas um testemunho vivo da identidade e união da comunidade. Em um mundo em constante transformação, eventos como esse se destacam, guiando as gerações presentes e futuras para as raízes que fundamentam sua história e cultura. É o que relata Valdemir da Conceição, integrante da Festa de São Sebastião, que já brincou por vinte e três anos como cortador e, em 2024, sairá como capitão pela primeira vez:

 

Imagem: Arquivo Pessoal/Valdemir da Conceição


“Eu comecei a sair desde os 6 anos de idade, e já é uma tradição familiar. Minha família sempre saiu na festa de São Sebastião, meu avô, meu pai, alguns tios, primos sempre brincaram. E a festa de São Sebastião, pra mim, tem uma importância muito grande, em termos religioso, cultural […] Pra mim, é uma coisa esplendorosa, uma coisa magnífica, uma coisa que chama à atenção de quem está ali nos olhando. De quem está lá dentro também sentindo a sensação, sentindo o prazer que é estar ali no meio. É uma maravilha cultural que temos em nossa cidade!”

 

 

Tudo começa com a “retirada e puxada do Mastro de São Sebastião”, no dia 1° de janeiro, marcando a primeira chamada para os festejos. Na sexta-feira (19/01, às 20h), o dia é marcado pelo “Bando de São Sebastião – A corrida da bandeira”, com o canto de versos em homenagem ao santo pelas ruas de Nova Viçosa. Já no sábado (20/01), dia de São Sebastião, às 5h, ocorre a “levantada do Mastro com estandarte de São Sebastião”. E à noite, após a missa das 19h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, acontece o “samba e a tomada da imagem de São Sebastião pelos Cristãos” desencadeando no domingo (21/01), a encenação da batalha entre Mouros e Cristãos, também conhecida como “Embaixadas”.

 

 

 

A partir das 4h até às 6h do domingo, caixeiros e flautistas de cada batalhão buscam os “cortadores” (soldados) em suas casas, formando então os batalhões para a puxada. Às 7h, ocorre a primeira “embaixada”, tradicionalmente ao lado da igreja matriz. 

No momento que antecede as batalhas, os capitães enviam os embaixadores para resolver, através de versos poéticos, a guerra. Como não há uma solução entre as partes, é declarada a guerra, iniciando as batalhas ao longo do dia em várias ruas da cidade.
Por volta das 16h, o batalhão dos Cristãos segue a procissão em homenagem a São Sebastião, protegendo-a dos Mouros. Ao final, por volta das 17h, os cristãos vencem a guerra e convertem os Mouros ao cristianismo.

 

Imagem: Arquivo/Festa de São Sebastião /Batalhas entre Mouros e Cristãos

“A Festa de São Sebastião, pra mim, é uma festa muito importante! Causa muita emoção, à mim, pessoalmente, porque desde criança eu saio nessa festa. Desde criança, eu tenho esse amor pela festa de São Sebastião, que é representada pelos Mouros e Cristãos. São 24 anos de festividades que eu faço este ano. E desde lá eu nunca deixei de sair! É uma festa que eu realmente quero estar enquanto estiver vivo, com saúde, enquanto eu puder, estarei presente!” 

Marcelo Cajá, cortador na Festa de São Sebastião.

 

 

A batalha, que teve início com a invasão dos mouros em 711, estendeu-se por quase oito séculos, culminando na vitória cristã em 1492, evento conhecido como “A Reconquista”. Assim, a Festa de São Sebastião é uma recriação emocionante desse capítulo da história, uma representação que envolve a comunidade e atrai a atenção de todos que buscam compreender e celebrar as raízes culturais e religiosas da região.

Confira a programação oficial da Festa de São Sebastião 2024:

Imagem: Organização Festa de São Sebastião 2024


19/01 – Sexta-Feira – Bando de São Sebastião – A partir das 20h –  Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

20/01 – Sábado – Levantada do Mastro às 5h I Missa às 19h I Leilão às 20h30min – Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

21/01 – Domingo – Lutas entre Mouros e Cristãos – A partir das 4h até às 17h – Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Fonte: Organização Festa de São Sebastião 2024

Seja nosso anunciante